domingo, abril 04, 2010

CONHEÇA O PERIGO DE MISTURAR REMÉDIOS

Remédio associado com remédio

Corticóides e Anti-Inflamatórios
Corticóides: Meticorten e Decadron; Anti-inflamatórios não esteróides: Spidufen, Cataflam, Voltaren e Feldene

O que é comum acontecer nesses casos são as dores de estômago, risco de sangramento e formação de úlceras. É recomendável não combinar os dois medicamentos, principalmente quando o tratamento com corticóide dura mais de cinco dias.

Antiácidos e Antibióticos
exemplos: Aldrox, Pepsamar, Mylanta Plus e antibióticos em geral.

Não se deve associar o antiácido com o antibiótico, pois este diminui a taxa de absorção do antibiótico e até 70% do seu princípio ativo deixa de ser aproveitado.

Remédios para emagrecer e Antidepressivos

Antidepressivos cujo princípio ativo é a fluxoxetina, Daforin, Deprax, Fluxene, remédios à base de sibutramina Reductil, Plenty e Vazy.

Os remédios para emagrecer são manipulados e só são vendidos com autorização médica, pois variam de acordo com o metabolismo de pessoa para pessoa. O correto é não associar antidepressivos sem a supervisão rigorosa de um médico, pois até pequenas doses podem interagir de forma perigosa.

Inibidores de Apetite e Ansiolíticos
Anorexígenos Inibex, Desobesi-M, Dualid e Hipofagin e os benzodiazepínicos, Lorax e Lexotan

Efeitos causados pela interação desses dois remédios consecutivamente é de irritabilidade, confusão mental, alteração de batimentos cardíacos, tonturas e em casos mais graves pode desencadear psicoses e esquizofrenia.

Não se deve associar esses dois medicamentos em hipótese alguma, somente por recomendação médica, em casos de obesidade mórbida.

Broncodilatadores e Gordura
Euphyllin e Bamifix

O princípio ativo dos broncodilatadores, ao ser absorvido pelo intestino, compete com a digestão da gordura dos alimentos, ou seja, um dificulta a absorção do outro. Assim, o remédio acaba perdendo o efeito esperado e as crises respiratórias voltam antes do que o previsto.

Recomenda-se evitar a ingestão de gordura duas horas antes de tomar o remédio e duas horas depois de ingeri-lo, pois esse é o tempo mínimo para que ele passe pelo intestino e depois cair na na corrente sanguínea em quantidade suficiente.

Antibióticos do Grupo Quilona e Laticínios
Floxacin, Cipro, Trovan e Tavanic

O leite e derivados neutralizam a atividade do antibiótico, então é recomendável não ingeri-los ao mesmo tempo. Procure sempre esperar cerca de três horas, que é o tempo da digestão, sempre antes de ingerir o medicamento.

Remédios associados com bebidas

Antiparasitários e Álcool
Flagyl, Periodontil, Pletil e Facyl

Muito cuidado, pois essa combinação perigosa pode causar dores de cabeça, taquicardia, náuseas, sudorese e em casos extremos pode desencadear convulsões.

Para evitar esses problemas procure sempre evitar o consumo de álcool, pois mesmo em pequenas quantidades a interação pode acontecer. Após o tratamento com os antiparasitários aguarde 24 horas até que o medicamento seja eliminado do seu organismo.

Paracetamol e álcool
Tylenol, Acetofen e Dôrico

O paracetamol, presente em analgésicos, quando interagido com o álcool são metabolizados no fígado e produz um resultado altamente tóxico. Essa mistura, que é utilizada com muita frequência pela maior parte das pessoas pode lesionar o fígado.

O uso concomitante dessas substâncias pode ser fatal, por isso no caso de ressacas não é aconselhável tomar um comprimido de paracetamol para curar as dores de cabeça. Espere no mínimo seis horas após a ingestão de álcool, para tomar esse tipo de medicamento.

Ansiolíticos e Cafeína
Diazepan, Lorax, Lexotan, café, chá preto, chá verde e chá branco

Dependendo das doses de remédio e de cafeína ingeridas, os efeitos do ansiolítico podem ser anulados. Ao perceber que o medicamento não faz efeito o nível de estress acaba aumentando.

Espere entre oito e doze horas para ingerir cafeína, mesmo que em doses pequenas.

Ansiolíticos e Álcool
Diazepan, Lorax, Lexotan

Se administrados conjuntamente, um pode potencializar a ação do outro, ocasionando a diminuição da frequência da respiração e até mesmo a parada respiratória.

Espere doze horas até que o princípio ativo do tranquilizante tenha deixado o organismo, ou aguarde doze horas depois de ingerir álcool para tomar o medicamento.

Ansiolíticos e Valeriana
Diazepan, Lorax e Lexotan

A valeriana, conhecida como um ansiolítico natural, pode potencializar a ação de outros medicamentos de efeito calmante semelhante. A ingestão dessas substâncias conjuntamente pode causar letargia e queda de pressão.

Ginko Biloba e Ácido Acetilsalicílico
Aspirina

A mistura de ginko biloba e aspirina no organismo, pode causar riscos de sangramentos internos. É recomendável tomar a ginko biloba depois de no mínimo dez dias do uso da aspirina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUA SEU COMENTÁRIO